gastronomia impressa

A melhor parmegiana da região

Iguaria conhecida internacionalmente é servida há mais de 60 anos no Bar do Alemão, em Itu.

Por Lilian Sartorio

stephanie-finalA Padaria e Confeitaria Alemã foi fundada em 1902 na cidade de Itu e funcionava basicamente com estas funções. Porém, no local, Max Steiner, depois do expediente de trabalho, reunia  seus amigos para apreciar as bebidas de sua terra natal: a cerveja e o Steinhäger. Para acompanhar as bebidas, Max preparava sua especialidade, o Bife do Steiner: um delicioso corte de carne frito na manteiga e acebolado, com molho de tomate. Esta tradição se perpetuou por vários anos até que, na década de 40, o Bar do Alemão transformou-se em restaurante e, em seu cardápio, pratos tipicamente alemães ganhavam espaço. O filé com molho, no entanto, já havia conquistado o paladar dos clientes, que praticamente exigiram a iguaria no menu.
Nos anos 50, devido a fama da Cidade dos Exageros, difundida pelo personagem Simplício no programa “Praça da Alegria”, o grande filé mignon a milanesa foi batizado como ‘Orelha de Elefante’ e, com o passar dos anos, esta receita foi aprimorada pelas gerações dos Steiner, recebendo molho de tomate e o queijo das tradicionais parmegianas italianas.
O prato, até hoje, é o carro chefe da casa e há quem visite a cidade especialmente para provar esta especialidade. A receita do molho da família é guardado a sete chaves e, para prova-lo, somente visitando o Bar do Alemão. É possível, no entanto, seguir o passo-a-passo desta receita para obter sua própria versão em casa:


Receita


Ingredientes
700g de filé mignon
Farinha de rosca e ovos para empanar
300g de queijo prato
1 litro de molho de tomate
Queijo parmesão a gosto

Modo de preparo
Frite o filé mignon empanado em óleo e, em seguida, gratine com o queijo prato por cima em salamandra por vinte segundos ou no forno até o queijo derreter. Acrescente o molho de tomate e polvilhe com queijo parmesão. Leve novamente à salamandra ou forno até o queijo derreter ou levantar fervura.
Esta quantidade de ingredientes deve ser de 4 a 5 pessoas.

0 comentário em “A melhor parmegiana da região

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: