impressa nutrição

Em busca de saúde

Dietas fantásticas e suplementos recomendados pela internet são perigosos para quem deseja saúde em 2017. Entenda!

Por Lilian Sartorio

Nas resoluções de Ano Novo de muitas pessoas, matricular-se em uma academia, atingir o peso ou a forma física ideal e ter uma alimentação saudável são algumas das metas. Em busca de resultados, no entanto, as dietas milagrosas encontradas na internet e os suplementos indicados e vendidos dentro das próprias academias podem ser um potencial risco à saúde. Isso porque cada organismo humano possui diferentes composições e necessitam de nutrientes específicos. “Normalmente estas dietas milagrosas para emagrecimento são hipocalóricas e podem exigir a privação de alguma refeição. Isso pode causar um impacto bastante negativo à saúde tendo em vista os nutrientes, vitaminas e minerais recomendados diariamente”, explica do nutricionista Serafim Rocha Netto.  É bastante comum encontrarmos indicações de dietas milagrosas a base de líquidos, na qual se restringe completamente o cardápio a sucos e sopas industrializados. “Uma dieta líquida pode comprometer o sistema imunológico devido à carência de proteínas. Se praticada por algum período de tempo, logo nota-se queda de cabelo, fragilidade nas unhas e problemas de pele, ocasionados por este déficit”, alerta Netto.

DSC_06862.pngApesar de existirem sites e fontes confiáveis na internet, as dietas recomendadas são generalizadas e não atendem todos os perfis individualmente. A busca por um profissional e o planejamento da alimentação e dos exercícios físicos são as maneiras mais assertivas de se atingir um objetivo. “É bastante saudável programar uma dieta a longo prazo e realiza-la de forma consistente com ajuda de um profissional. A ideia de incutir uma rotina saudável na vida das pessoas que não estão habituadas leva um tempo de adaptação. Obviamente que existem períodos sazonais como as festas de final de ano, que acabam comprometendo um pouco este equilíbrio. Mas é possível trilhar este caminho balanceando a alimentação e os exercícios físicos”, complementa.


Suplementação


A suplementação é um assunto bastante delicado tendo em vista que diversas pessoas os adquirem através da internet ou nas próprias academias sem seguir recomendação médica. “O profissional adequado para recomendar suplementação é o nutricionista especializado em esportes. Ele irá avaliar a individualidade biológica do interessado e recomendar – ou não – a suplementação de acordo com o objetivo pessoal de cada um”, afirma. Os riscos de consumir suplementação sem especificação são severos e podem chegar a comprometer o funcionamento dos rins e do fígado, por exemplo. “Posso dizer com bastante propriedade que o suplemento utilizado sem recomendação pode não trazer o resultado esperado dependendo do organismo do indivíduo. Muitas vezes ela acaba até investindo em algo que, além de não beneficiá-lo, ainda acarreta riscos à saúde”, define.

Anúncios

0 comentário em “Em busca de saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: