Sem categoria

Tratamento da Artrose do Joelho: Viscossuplementação (Infiltração com Ácido Hialurônico)

A artrose do joelho é uma doença articular, onde há degeneração ou desgaste de cartilagem. É muito frequente e costuma apresentar piora dos sintomas (dor) nos pacientes acima de 40 anos, e pode tornar-se incapacitante nos pacientes acima de 60 anos. Muito tem se estudado a respeito dessa doença nas últimas décadas, e diversas formas de tratamento foram propostas para essa patologia, desde fisioterapia, palmilhas ortopédicas, anti-inflamatórios, infiltrações localizadas e cirurgias, mas apontamos 3 pontos principais:

  1. Fortalecimento do membro inferior com exercícios de baixo impacto como: musculação, hidroginástica e natação;
  2. Controle de peso do paciente, pois todo excesso de peso sobrecarrega as articulações e piora a artrose;
  3. Tratamento medicamentoso: remédios via oral e infiltrações no joelho.

Convidamos o ortopedista Dr. Renato João Reis, para sanar algumas dúvidas sobre as infiltrações no joelho.

Singular: O que é Acido Hialurônico e como é feita a infiltração?

Dr. Renato: É uma substância produzida pelo nosso organismo, que está presente nas articulações, onde tem efeito lubrificante, na pele e no globo ocular, mas também pode ser produzida em laboratório.

A infiltração com Ácido Hialurônico, além de ter um efeito lubrificante na articulação, também possui ação anti-inflamatória e estimula a produção dessa substância pela própria articulação, ajudando no controle da dor e na mobilidade do joelho.

S.: Quantas aplicações são necessárias?

Dr. Renato: Para um efeito satisfatório, são necessárias de 3 a 5 aplicações, com intervalo de uma semana entre elas.

S.: Quais as chances de melhora?

Dr. Renato: Pela minha experiência, posso afirmar que geralmente todos os pacientes apresentam algum tipo de melhora, os resultados dependem muito da gravidade da artrose, há vários trabalhos científicos que confirmam a eficácia desse tratamento. Lembrando que o sobrepeso e o excesso de atividade do paciente podem influenciar os resultados.

S.: Dói muito? Tem alguma complicação?

Dr. Renato: O procedimento é feito com anestesia local, em consultório e dura cerca de 2 minutos. Trata-se de um procedimento simples, com baixíssimos índices de complicações. Seus efeitos colaterais são raros, bem menores que os de uso de remédios anti-inflamatórios por via oral.

S.: Exige algum preparo? Posso trabalhar depois?

Dr. Renato: Não há necessidade de preparo. Pode trabalhar após o procedimento. Vida normal!

S.: Quanto dura o efeito do tratamento?

Dr. Renato: Normalmente o controle dos sintomas permanece por 1 ano. Excepcionalmente, em casos mais graves, deve-se repetir o procedimento em 6 meses.


dr renatoDr. Renato João Reis – CRM 82754

Médico Ortopedista – Traumatologista com formação e especialização em ortopedia e traumatologia nos Hospitais Dr. Mario Gatti e Hosp. Vera Cruz.

Durante sua formação e especialização fez também estágio no Hospital da AACD (Associação de Assistência a Criança Deficiente) na cidade de São Paulo, e hoje é membro da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), da SBRATE (Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte), do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas e da SBTOC (Sociedade Brasileira de Terapia por Ondas de Choque – Clinica da Dor).
Sempre busca atualizações em congressos nacionais e internacionais, como ISAKOS (International Society Of Arthroscopy Knee Surgery & Orthopaedic Sports Medicine), 
XXVI Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, XXIV Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e Esporte e XI Congresso Sudamericano de Medicina Del Esporte, Congresso Brasileiro de Cirurgia. 

http://www.rjrortopedia.com.br   |   facebook.com/rjrortopedia

Anúncios

0 comentário em “Tratamento da Artrose do Joelho: Viscossuplementação (Infiltração com Ácido Hialurônico)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: