Esporte saúde

Prática Esportiva em Diagnóstico de Câncer

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 14 milhões de pessoas desenvolvem câncer todos os anos, e em 2030 esse número deve subir para mais de 21 milhões de pessoas.
Buscar qualidade de vida por meio da prática de esportes e associada aos tratamentos no combate à doença é possível. Os benefícios da prática frequente e bem orientada de um programa de exercícios físicos estão amplamente evidenciados.
Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte há melhoras no sistema cardiorrespiratório, força e resistência muscular, depressão, ansiedade, angústia e redução dos níveis de fadiga. A atividade física pode prevenir o câncer por ativar mecanismos biológicos que atuam no sistema imunológico, através do aumento de enzimas atuantes nos radicais livres e células “natutal killers”, as quais podem inibir a formação de tumores, fazendo assim uma melhor ativação do sistema imunológico, diminuindo a vulnerabilidade, o que poderia complicar o quadro.
Os exercícios podem também diminuir os desconfortos no pós-operatório e nos acamados por longos períodos e ainda acelerar os processos de reabilitação, recupera a mobilidade e amplitudes de movimentos prevenindo ou minimizando a atrofia muscular e limitações articulares, melhora na autoestima, melhoras psicológicas, na funcionalidade, e retomada precoce das atividades da vida diária.
Os benefícios vão da prevenção ao tratamento e, entre outros, do aumento do consumo da glicose, reduzindo assim a quantidade de substratos e de insulina circulantes; aumenta o consumo de oxigênio, aumenta a taxa de síntese proteica, redução ou retardo da fadiga, diminuição dos quadros de obesidade, entre outros menos diretos.
Quanto a prescrição de treinamento não existe um consenso, mas existe uma linha de conduta baseada no bom senso e em uma individualidade de validade diária para se trabalhar, apoiando-se nos feedbacks.
Aprender a respeitar todas as fases do tratamento é essencial. Dois exemplos a seguir, contam trajetórias que ensinam que nada é impossível e que a superação nos treinos é uma lição para a vida.
Marina Mazzuco Santana descobriu um câncer de ovário metastático aos 33 anos. “Meu tratamento durou um ano, sendo seis sessões de quimioterapia, uma cirurgia citorredutora, mais seis sessões de quimioterapia e 28 sessões de radioterapia. Durante todo esse processo só me afastei da atividade física nos 60 dias pós cirurgia. Antes e depois, mesmo durante a quimioterapia e radioterapia não deixei de praticar exercícios aeróbicos e musculação, sempre orientada e respeitando os limites impostos pelo tratamento. Isso foi essencial para minha recuperação rápida após cada sessão, a não ter efeitos tão severos como costumamos ouvir e, principalmente, a rápida recuperação após a cirurgia que foi bem extensa”, conta.
“Além da parte física os treinos sempre me fizeram muito bem emocionalmente, academia foi minha terapia durante essa fase da minha vida! Hoje estou em remissão há quase três anos. Devido à cirurgia de citorredução eu entrei em menopausa precoce o que dentre outros muitos efeitos, dificulta muito a perda de gordura e o ganho de massa magra, mas que com muito esforço e acompanhamento profissional adequado estamos conseguindo contrariar essa expectativa tendo ótimos resultados!”, explica Marina.
Taiane Francischinelli também relata sua experiência. “Com 23 anos fui diagnosticada com Linfoma de Hodgkin, um câncer no sistema linfático. Fiz o tratamento durante aproximadamente oito meses e nesse período uma das coisas que me ajudou muito foi manter a atividade física, respeitando sempre os limites do corpo após as sessões. A prática, além de proporcionar bem-estar, auxilia na prevenção de perda de massa muscular, que é acentuada por conta dos quimioterápicos. Acredito que na presença de uma patologia, a orientação de um profissional é ainda mais essencial”.

Por: Wilson Junior – Personal Trainer especialista em treinamento para esporte.

Anúncios

0 comentário em “Prática Esportiva em Diagnóstico de Câncer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: