O Mês

O Mês

Creche Municipal foi inaugurada no Bairro Novo Itu

         A Creche Municipal “Professora Adelaide Natalina Castanho Carneiro Teixeira” foi inaugurada, na quinta-feira, 24 de agosto, no bairro Novo Itu. Esta é a quarta creche inaugurada em Itu nos últimos oito meses, somando aproximadamente 500 vagas. Com capacidade para 60 alunos, a nova unidade é destinada para crianças de 4 a 2 anos.

         O espaço conta com 4 salas de creche com banheiras e trocadores, sendo uma com berçário, 4 solários, sala de multiuso/brinquedoteca, pátio coberto, lactário, copa, depósito de materiais de limpeza, cozinha, despensa, lavanderia, 2 sanitários infantis, sanitário acessível infantil, 2 sanitários acessíveis adulto, 2 vestiários para funcionários, refeitório, pátio coberto, tanque de areia, área externa, sala da diretoria/secretaria, sala de professores, sala de arquivo.

Polvo 1

“Polvinhos de Crochê” auxilia bebês prematuros

         O projeto “Polvinhos de Crochê” teve início na Santa Casa de Itu através da doação dos polvinhos por uma moradora da cidade que decidiu investir seu trabalho, carinho e amor a esta causa. Ela busca confecciona-los com materiais que trazem maior conforto e aconchego, que não desbotam e com cores vivas, pois as cores contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva dos bebês. Sem contar que os brinquedos são cuidadosamente confeccionados, com pontos bem unidos para não oferecer nenhum risco aos pequenos.

         Os polvinhos de crochê são colocados dentro das incubadoras, junto aos bebês prematuros. Quando os bebês abraçam o brinquedo, os tentáculos do polvo remetem ao cordão umbilical, assim eles sentem a segurança do útero.

ambulancia

Secretaria de Saúde adquire ambulância UTI

         Como parte de um amplo projeto de reestruturação da saúde pública na cidade de Itu foi entregue, na tarde de quarta-feira, 16, uma ambulância UTI adquirida com recursos próprios do município. Esse projeto inclui aquisição de equipamentos, reformas e construções de novos serviços de saúde, além de otimização de recursos humanos.

         O veículo, no valor de R$ 180 mil, será utilizado para o transporte de pacientes que necessitem de cuidados médicos de urgência e emergência, seja em Itu ou para unidades referenciadas pelo Governo do Estado que estão localizadas em outros municípios.

plaza

Plaza Shopping Itu lança projeto social “Anjos do Plaza”

         Os clientes do Plaza Shopping Itu, que sempre abraçam as iniciativas sociais promovidas pelo empreendimento, têm agora mais uma oportunidade de contribuir com as instituições da cidade.

         Com a proposta de unificar os projetos sociais já realizados pelo Shopping, foi lançado nesta semana o projeto “Anjos do Plaza”, que transformou o balcão do Programa de Fidelidade Plaza Prime em um grande centro solidário, com a função de posto de coleta para diversas entidades do município.

         Mensalmente, será divulgada a arrecadação total e realizada a entrega aos representantes das organizações. O Shopping permanecerá realizando as ações sociais pontuais em cada período do ano, mas os projetos de responsabilidade social ganharão ainda mais força com a marca “Anjos do Plaza”. Para conhecer mais sobre as instituições e acompanhar as doações, acesse o site: http://www.plazashoppingitu.com.br

nuncio

Embaixador do Papa esteve em Itu

         No domingo, 13 de agosto, autoridades e fiéis estiveram reunidos para recepcionar o Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello, considerado o embaixador do Papa no Brasil, que presidiu a cerimônia de benção da pedra fundamental de uma unidade da Fazenda da Esperança, que será construída em Itu para a recuperação de jovens masculinos dependentes químicos. A iniciativa integra as comemorações do Jubileu de Ouro da Diocese de Jundiaí.

         O terreno, localizado no Bairro Caiacatinga, onde a Fazenda da Esperança será construída foi gentilmente cedido por uma família da região. A Fazenda da Esperança, ressaltou o Núncio, é a certeza de poder sair da dificuldade com a ajuda de Deus e das pessoas.

carteira

Cidade registra índice positivo de emprego

         Depois de fechar no negativo o mês de junho, o mês de julho foi positivo no saldo de empregos formais no município. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados no começo da semana.

         A cidade teve 1.411 admissões e 1.329 demissões, resultando em um total de 82 vagas positivas. Houve retração do desemprego também quando a análise é feita com base no ano de 2017: foram 305 vagas a mais.

         Nesses sete meses, o setor de serviços foi o que mais empregou: 374 vagas, seguida de indústria de transformação: 193. Construção civil e agropecuária também mais admitiram do que demitiram, com saldo de 40 e 48 vagas, respectivamente.  Já o comércio foi o que mais demitiu com 221 vagas negativa, seguida de administração pública com -86 vagas e serviços de indústria de utilidade pública -42.

estacionamento

Estacionamento se torna espaço aberto para o público

         O estacionamento da Prefeitura Municipal de Itu se tornou um grande espaço aberto à população neste mês. No domingo, 6 de agosto, houve atividades esportivas e ambientais no local, promovidas e supervisionadas pelas equipes das Secretarias Municipais de Esportes e de Meio Ambiente.

         E de 11 a 13 de agosto, o local foi palco para o Festival Cidade dos Chefs. O festival foi recheado de receitas criativas, elaboradas pelos melhores chefs e cozinheiros de restaurantes, bares e food trucks da região. Tudo com preços acessíveis ao público, entrada gratuita.

         Durante o evento houve a presença de Aluísio Nahime, Tenente (Rodrigo Domingues) e Fernando Bianchi, participantes das últimas edições do programa MasterChef Brasil, apresentado pela Rede Bandeirantes.

 

parque geologico do varvito

Município tem, em média, um veículo a cada dois habitantes

         Com um total de pouco mais de 168 mil moradores, Itu possui 69. 281 automóveis, com uma média de 2,43 veículos por habitante, índice parecido com municípios bem maiores da região, como Sorocaba e Campinas. As motos também são destaque: 21.895 habilitadas na cidade. E o número só cresce:  a cada mês, apenas neste ano, as ruas ituanas receberam 170 veículos a mais.

         Este índice somado às vias antigas e estreitas que remetem ao período em que os ituanos utilizavam como meio de transporte cavalos e carroças, e as residências nem garagens precisavam ter, tornam o ato de cuidar do tráfego local um grande desafio.

         Entre as vias problemáticas da cidade, existe a Rua João Tibiriçá, na Vila Leis. Paralela à Avenida Tiradentes, na altura do Unishopping até o semáforo do Estádio Municipal, o local tem diversos acidentes, especialmente no cruzamento com a Geraldo Ribeiro, que dá acesso ao Novo Centro.

via livre

Projeto “Via Livre – a cidade em movimento” fecha avenida para prática esportiva

         O projeto Via Livre – a cidade em movimento, da Secretaria de Esportes e Lazer de Salto, começou no domingo, 27 de agosto. Conforme o projeto implantado pela Prefeitura, a faixa sentido centro bairro da avenida das Nações Unidas (localizada entre a avenida Nove de Julho e a rua Japão) ficará com o trânsito interrompido aos domingos e feriados nacionais, das 06h às 11h, para a prática esportiva e de lazer.

         A iniciativa da Secretaria de Esportes e Lazer ocorreu após um estudo junto ao Departamento de Trânsito, que resultou na destinação da referida via para atividades físicas, como caminhada, corrida, ciclismo, patins e outros.

         Os interessados poderão obter mais informações junto à Secretaria de Esportes, localizada a avenida Eurico Gaspar Dutra, 475, Jardim Bandeirantes, nas dependências do Centro Esportivo João Luiz Guarda – Buracão, ou pelo telefone (11) 4029-3025 ou 4029-2568.

consorcio

Prefeito de Itu é escolhido presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde

         Durante Assembleia Geral Ordinária, realizada no auditório da Prefeitura de Itu, na tarde do dia 2 de agosto, foi criado oficialmente o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Tietê. Na oportunidade, o prefeito Guilherme Gazzola foi eleito presidente da Diretoria do Consórcio, e o chefe do Executivo portofelicense, Cássio Prado, vice-presidente.

         Os prefeitos de Itu, Porto Feliz e Salto (Geraldo Garcia) comemoraram a consolidação do Consórcio e afirmaram que aquele era um momento histórico em benefício da saúde pública. O Consórcio escolheu ainda os membros da Secretaria Executiva constituída pela coordenadora geral Janaina Guerino Camargo (Itu), diretor administrativo financeiro – Mauro Okumura (Salto), e diretora técnica médica – Lívia Maria Figueiredo (Porto Feliz).

projeto tocar

Projeto Tocar & Encantar fez última apresentação

         Os alunos da segunda turma do Projeto Tocar & Encantar realizaram sua última apresentação na sexta, dia 11 de agosto, às 14h30, no Cras Pipa, em Itu. O Tocar & Encantar, que teve início em 2015, é um projeto da Forma Cultural aprovado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, patrocinado pela AB Colinas, concessionária do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo e realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Itu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção Social.

         A iniciativa leva o ensino e o aprendizado da música com qualidade (violão e flauta doce) para jovens, de 12 a 16 anos de idade, estudantes da rede pública de ensino, como meio efetivo de acesso à cultura e a arte e inclusão social.

creche1

Concilia agiliza pedidos de vagas em creches em Itu

         Atualmente, qualquer mãe que queira uma vaga nas creches da cidade precisa, em primeiro lugar, ir até o Centro Municipal de Conciliação de Conflitos – Concilia Itu, na Praça Conde de Parnaíba, 181, Centro. Lá ocorreu  uma centralização de procedimentos visando o atendimento das solicitações de vagas em creches,  homologadas pelo Poder Judiciário,  sem que o município tenha que arcar com custas processuais.

         “Existia uma exploração do problema das vagas em creches, gerando inúmeros pedidos judiciais, onde a Prefeitura não apenas era condenada a fornecer a vaga, mas também  ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios.  Estes problemas eram causados por filas de espera para concessão das vagas”, explica o coordenador do local, Damil Carlos Roldan.

Anúncios

0 comentário em “O Mês

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: