Esporte Sem categoria

A importância de escolher um Personal Trainer habilitado

Nesta época do ano, quando o verão está próximo, é mais comum as pessoas se preocuparem com o aumento da qualidade de vida, e com a busca de um corpo mais saudável e definido, através de exercícios físicos. Nesses casos, o acompanhamento de um personal trainer ou mesmo de uma academia, pode ser fundamental e fazer toda a diferença nos resultados alcançados. No entanto, nem sempre os clientes se atentam para a importância de analisar detalhes na hora de escolher um profissional qualificado e que realmente esteja apto a exercer a função.

Carolina Scopel, 31, é bacharel e licenciada em Educação Física pela Unicamp, e especializou-se em Bioquímica, Nutrição, Fisiologia e Treinamento Físico, pela mesma instituição. Ela trabalha na área há doze anos e há quase cinco é proprietária do Sthudio Academia Personalizada, em Itu. “O foco do meu trabalho é a musculação, mas sempre atuei também com treinamento físico funcional; com ginástica; dei aulas de spinning, abdômen, glúteo, jump e já fui personal trainer de corrida”, conta.

Segundo ela, é imprescindível que esse profissional seja no mínimo graduado em Educação Física e que possua o registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF), um órgão fiscalizador, que protege os direitos da categoria. “O personal trainer precisa estudar sempre, manter-se em dia sobre os assuntos que envolvem o seu trabalho, além de atualizar anualmente o seu registro no CREF”, conta.

Diálogo

A personal explica que não é possível identificar imediatamente se um profissional possui todos os requisitos, porém, para poder conhecê-lo um pouco mais, antes de iniciar os treinamentos, nada melhor do que uma boa conversa, tranquila e informal, para avaliar se a especialidade do treinador é compatível com os interesses do aluno. “É importante perguntar como é o trabalho dele; do que ele mais gosta; qual o foco da sua área de formação e atuação, e observar se o perfil desse profissional se enquadra em seus objetivos. Busque encontrar alguém que seja parecido com você, que tenha identificação e empatia, pois ao longo das aulas, não é somente o exercício físico que conta. Na verdade, o bom personal vai mudar a sua vida, te motivar, dar dicas e ajudar o tempo todo, o que exige muito conhecimento acadêmico e embasamento teórico”, enfatiza Carolina.

Observar resultados

A partir dessa primeira conversa, o cliente pode fazer uma aula experimental; perguntar aos demais alunos, sobre os resultados que alcançaram com esse treinador; observar a postura do educador físico durante as aulas, ver como ele se comporta; verificar se haverá assinatura de contrato; perceber se ele prioriza a saúde e segurança de seus clientes, através dos aparelhos, da escolha dos exercícios e da solicitação dos exames médicos. Tudo isso, porém, são informações que podem ser obtidas antes de contratar um personal trainer ou matricular-se em uma academia. Já as demais, o aluno irá perceber somente com o tempo.

“A melhor forma de analisar profundamente, será ao longo dos meses de treinamento. Faça a si mesmo as seguintes perguntas: Estou chegando ao meu objetivo? Meu personal está fazendo constantes avaliações físicas em mim? A minha disposição, motivação e meu sono estão melhores?”, orienta a personal.

De acordo com Carolina Scopel, se aparecerem dores que antes do treinamento não existiam, bem como nas articulações, nos joelhos, hérnia de disco e demais dores que não sejam musculares, é sinal de que algo está sendo feito de maneira incorreta.

Ficar atento

Infelizmente algumas academias vem permitindo que profissionais sem formação e registro necessário atuem como personal colocando em risco a saúde dos seus alunos. Ao escolher por um local de treinamento, verifique se todos os profissionais estão devidamente registrados no CREF e no caso de estagiários, se estão atuando de acordo com os limites necessários de atuação.

Anúncios

0 comentário em “A importância de escolher um Personal Trainer habilitado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: