negócios saúde

Vital Flora: 17 anos de progresso

Há 17 anos a farmacêutica Karina Vieira Boff Bonetto, 40, decidiu abrir a farmácia de manipulação Vital Flora, em Itu, juntamente com sua mãe, Maria do Carmo Vieira Boff, 62, que cuida do setor de atendimento ao cliente.

Karina lembra que seu interesse em trabalhar com manipulação surgiu quando ainda estava na faculdade, durante as aulas de Farmacotécnica, uma disciplina que ensina a preparação de medicamentos. Ela conta que, após a decisão, voltou-se totalmente para essa área, participando de cursos, estágios e fazendo pós-graduação. “A farmácia ocupa um espaço muito especial na minha vida. Para mim, adquirir conhecimentos e colocá-los em prática no meu trabalho, é uma questão de prioridade. Quando sei que vai acontecer algum curso sobre novas técnicas de preparação de algo, logo me inscrevo, para me manter sempre atualizada”, enfatiza. No início, a Vital Flora era localizada na Rua Capitão Fleming e, segundo Karina, nessa época a equipe era formada por apenas quatro pessoas, incluindo ela, sua mãe, uma auxiliar de laboratório e uma faxineira. “Eu trabalhava até mesmo durante as madrugadas, manipulando fórmulas, pois ao longo do dia ficava no balcão de atendimento ou fazia compras de insumos farmacêuticos”.

Hoje, porém, a farmácia ocupa um prédio bem maior e com melhores instalações, sem contar que seu quadro de colaboradores é composto por 23 pessoas distribuídas entre os departamentos: técnico (laboratórios); atendimento; entrega e administrativo. “Nesse novo prédio temos estacionamento próprio; área maior para a recepção; setor administrativo; copa; jardim interno; teleatendimento; auditório; vários laboratórios; área de lavagem de utensílios; cabines individualizadas para manipulação de hormônios e antibióticos; área específica para conferência das fórmulas; almoxarifado de embalagem; laboratório de controle de qualidade e almoxarifado para matérias-primas”, explica.

Além dos Florais, a Vital Flora também produz:

Medicamentos Alopáticos: sachês, cápsulas, xaropes, comprimido orodispersível, hormônios transdérmicos, óvulo vaginal.

Medicamentos Homeopáticos: glóbulos, gotas, dose única, líquido.

Suplementos: em pote, na forma de pó, com scoop; em sachês, shake, flaconete, bombom, cápsulas, goma, gotas, xarope e outros.

Cosméticos e fórmulas dermatológicas: creme, loção, gel, shampoo, esmalte, pomada, condicionador, sabonete, serum.

Vale lembrar que a Vital Flora também comercializa alguns suplementos industrializados, cujo princípio ativo ainda não está disponível para farmácias de manipulação.

Segundo Karina “os medicamentos manipulados são uma tendência para os avanços da medicina e prometem trazer o tratamento ideal para cada indivíduo. Eles são preparados diretamente na farmácia, sob a supervisão do profissional farmacêutico, a partir da prescrição de um profissional habilitado. Isso dá aos medicamentos manipulados diversas vantagens, bem como”:

Personalização: A fórmula é feita diretamente para a pessoa que encomendou, através da receita que o profissional habilitado fez para ela.

Praticidade: O medicamento / suplemento manipulado permite a associação de diferentes matérias-primas nas dosagens específicas, proporcionando facilidade e conforto.

Economia: As formulações manipuladas vêm com a quantidade exata para o tratamento, evitando o desperdício. Assim, o usuário só paga pelo que vai consumir. Diferente dos medicamentos industrializados que, geralmente, sobram dentro da caixa sem usar.

0 comentário em “Vital Flora: 17 anos de progresso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: