Matéria de Capa nova edição

Poupar agora para ganhar no futuro

O ano novo começou! As ondinhas foram puladas, as sementes das uvas já estão guardadas na carteira, os pedidos estão feitos. Agora é hora de colocar a mão na massa e executar o planejamento financeiro para 2018. É isso mesmo! Para começar com o pé direito é importante que você já tenha planejado o seu cenário econômico durante o ano anterior.
“O planejamento é fundamental para ter uma vida financeira saudável. Deve ser feito sempre com antecedência por meio de uma avaliação e acompanhamento das receitas e despesas mês a mês. É um controle rigoroso e difícil, mas necessário”, afirma o consultor financeiro Rodrigo Alexandre Oliveira, da Focus Group.
De acordo com o especialista, essa análise mensal é importante para estabelecer metas de investimento para o ano, além de poupar dinheiro para as despesas extras que surgem nos meses de janeiro, fevereiro e março como IPVA, IPTU, a rematrícula de escolas etc. “Nós sabemos que essas dívidas existem, por isso o ideal é captar uma reserva, ou seja, poupar dinheiro no decorrer do ano para pagar esses valores à vista, aproveitando os descontos que a nossa economia fornece”, explica.
Planejar é importante não apenas para pagar contas, mas também para estabelecer metas e conquistar os bens materiais que deseja. Mas poupar é um grande desafio, não é? Principalmente porque existem inúmeras facilidades que contribuem para os gastos supérfluos como os parcelamentos no cartão de crédito, que podem ser feitos em 10 e até 15 vezes, o que chega a comprometer a receita de uma pessoa o ano inteiro.
Rodrigo reforça: o consumo excessivo é um grande erro. “Qualquer passo que você dê fora do planejado pode causar problemas no futuro. A compra exagerada deve ser freada. Isso não significa que você tem que deixar de sair ou fazer coisas que gosta, mas é necessário que esses gastos sejam previstos e que estejam dentro das suas possibilidades. Hoje há um descontrole total“, afirma.
Para Rodrigo, o recomendado é guardar de 10% a 30% da renda mensal para uma reserva financeira, que pode ser usada em investimentos de curto, médio e longo prazo. O mercado oferece aplicações com bons rendimentos, basta analisar qual é o seu objetivo e escolher a opção mais rentável.
Para quem nunca fez um planejamento financeiro e não sabe como começar, o primeiro passo é fazer uma reflexão sobre as entradas e saídas mês a mês do ano de 2017. Reflita sobre os seus gastos, se foram necessários ou não, fazendo a seguinte pergunta a si mesmo: será que você precisa de tudo que compra? O controle financeiro faz bem para a vida e permite que você desfrute momentos de paz e tranquilidade ao lado das pessoas que você ama. Comece agora!

0 comentário em “Poupar agora para ganhar no futuro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: