saúde Sem categoria

Artrose do joelho: saiba quais são as causas, o diagnóstico e tratamentos.

Trata-se de doença de caráter inflamatório e degenerativo das articulações, marcada pelo desgaste das cartilagens que revestem extremidades ósseas.

Dr. Renato João Reis – CRM 82754 – Médico Ortopedista.

A artrose é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo das articulações (juntas) do organismo, marcada pelo desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, causando dor e podendo levar a deformidades. As articulações mais acometidas pela artrose são as que suportam peso, como coluna vertebral, os quadris e joelhos. A doença é tambem conhecida como osteoartrose ou ostetoartrite.

A dor ao nível do joelho geralmente é o primeiro sintoma da artrose. Essa dor é de caráter progressivo. Acentua-se com a atividade física (degraus, subida e descida de escadas, esportes de contato e movimentos repetitivos) e é diretamente proporcional ao excesso de peso. No início dos sintomas, o repouso é uma forma de alívio.

joelho artrose
Artrose do joelho: dor tem caráter progressivo e necessita de tratamento e reabilitação. Foto: Divulgação

O joelho inchado (derrame articular) é o segundo sintoma e muito frequente em pessoas que têm a doença e praticam esportes. O responsável por esse inchaço é o processo inflamatório da membrana sinovial (membrana que recobre a articulação do joelho). Essa reage à presença dos restos cartilaginosos produzindo um líquido viscoso e amarelado.

Logo que o edema sinovial torna-se importante, a pressão criada acentua as dores que podem ser sentidas pelo doente na parte posterior do joelho. Outro sintoma marcante é a perda progressiva do movimento. Os efeitos da artrose no esporte vao desde queixas moderadas com inchaço e dores leves após à incapacitaçao plena nas atividades da vida diaria.

Estudos sobre a artrose no esporte indicaram que:

Obesidade, sedentarismo e fraqueza muscular aumentam as chances de uma pessoa desenvolver a artrose. Muitas pessoas com artrose tornam-se menos ativas por causa da dor e do medo de causar mais danos. Isso pode, infelizmente, levar a músculos cada vez mais fracos, o que piora o doença.

O principal objetivo da reabilitaçao é aumentar a força muscular e flexibilidade, além de reduzir a dor e rigidez. Exercícios aeróbicos melhoram a saude do coração e permitem que os músculos trabalhem de forma mais eficiente. Além de exercícios individualizados, as pessoas devem praticar atividades, como caminhadas, ciclismo, natação, yoga e pilates.

Quanto exercício que você deve fazer por semana? A Sociedade Americana de Reumatologia recomenda 30 minutos por dia durante cinco dias por semana – ou seja, 2,5 horas por semana. Espera-se melhora de sintomas após aproximadamente seis a oito semanas de exercícios regulares.

Tratamento

Para aliviar os sintomas, podem ser administrados medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios e empregar-se a fisioterapia e hidroterapia, que promovem melhora da dor tanto pelo uso de técnicas anti-inflamatórias quando pelo fortalecimento e alongamento musculares, protegendo assim as articulações e estimulando sua movimentação, evitando a rigidez articular.

Infiltrações do joelho

Nos casos de artrose leve a moderada, é possível a reposição das propriedades do líquido sinovial, alterada na artrose por meio da injeção dentro do joelho de um líquido desenvolvido em laboratório, chamado acido hialurônico, que traz novamente a viscosidade normal, protegendo a cartilagem e melhorando a dor e a mobilidade articular. Esta terapia é chamada viscosuplementação, e tem as vantagens de poder ser aplicada pelo médico no próprio consultório, com desconforto mínimo, semelhante à aplicação de uma injeção no músculo.

O efeito dura em média de oito meses a um ano, dependendo do grau da artrose em cada paciente e auxilia na reabilitação e retorno ao esporte.

 

Dr Renato

Dr. Renato João Reis – CRM 82754 Médico Ortopedista – Traumatologista com formação e especialização em ortopedia e traumatologia nos Hospitais Dr. Mario Gatti e Hosp. Vera Cruz, durante sua formação e especialização fez também estágio no Hospital da AACD (Associção de Assistência a Criança Deficiente) na cidade de São Paulo.

-Membro da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia)
-Membro da SBRATE (Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte)
-Membro do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas
-Membro da SBTOC (Sociedade Brasileira de Terapia por Ondas de Choque – Clinica da Dor)
-Sempre buscando atualizações em congressos nacionais e internacionais como ISAKOS (International Society Of Arthroscopy Knee Surgery & Orthopaedic Sports Medicine), XXVI Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, XXIV Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e Esporte e XI Congreso Sudamericano de Medicina De Esporte, Congresso Brasileiro de Cirurgia

 

http://www.rjrortopedia.com.br

facebook.com/rjrortopedia

Anúncios

0 comentário em “Artrose do joelho: saiba quais são as causas, o diagnóstico e tratamentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: