educação

Programa de desenvolvimento de competências socioemocionais é adotado pelo Progresso Bilíngue Itu

Competências como autoconhecimento, empatia, autocontrole, resiliência e habilidades sociais

Ter autocontrole, autoconhecimento, ser capaz de tomar decisões e saber se relacionar em equipe são características cada vez mais exigidas no dia a dia, principalmente no âmbito profissional; por isso, quanto mais cedo essas habilidades forem trabalhadas, mais preparadas estarão as futuras gerações para enfrentar o mercado de trabalho.  Essa realidade, inclusive, tornou obrigatório o ensino das habilidades socioemocionais nas escolas brasileiras a partir de 2020. Atualmente, das 10 competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quatro são socioemocionais.

Compromissado com o que há de mais inovador e atual na educação, o Progresso Bilíngue Itu, adotou o Programa Semente, iniciativa especialmente desenvolvida para trabalhar os aspectos socioemocionais baseados nos pilares autoconhecimento, empatia, autocontrole, resiliência e habilidades sociais que vão auxiliar no plano de vida dos alunos do Ensino Fundamental I e II. O diretor do Progresso Bilíngue Itu, Osmar Savioli Jr., destaca a importância dessas competências na vida dos alunos. “Ao adquirirem estas habilidades, nossos estudantes terão uma visão mais realista das próprias características e capacidades, permitindo que eles lidem de forma mais efetiva e afetiva com os desafios diários nos estudos e na carreira profissional”, afirma. De acordo com ele, o Programa Semente veio para agregar na inovação da educação do colégio e desenvolver todo o processo de aprendizagem socioemocional de cada aluno.

O Programa Semente se estrutura em cinco pilares. O primeiro, autoconhecimento, permite que o estudante entenda sua personalidade e perceba qualidades e defeitos para que possa se avaliar e trabalhar a sua autoconfiança. Outro pilar é o autocontrole, no qual o estudante aprende a lidar com suas emoções e evitar impulsividadesimprescindível para tomar decisões corretas e para amadurecer. Já o terceiro domínio, a empatia, é trabalhada para que o aluno saiba se colocar no lugar do outro e ser sensível ao mundo, criando laços afetivos e compreendendo a sociedade. O quarto pilar, o das habilidades sociais, permite ao estudante desenvolver sua capacidade de comunicação e cooperação. E, por fim, ao trabalhar todos esses pontos, o aluno terá mais condições de tomar decisões responsáveis, analisando as situações à sua frente de forma sensata para fazer escolhas que beneficiem não só a si mesmo, mas quem está ao seu redor.

“As linhas pedagógicas do Programa Semente são comprovadas por estudos em diversos países e por isso a adesão das escolas brasileiras se faz tão necessária”, ressalta. “É uma honra para nós a oportunidade de sermos representados na cidade de Itu pelo Progresso Bilíngue e temos certeza de que resultados positivos a curto e longo prazos serão bastante percebidos”, declara Tania Fontolan, diretora-geral do Programa Semente.

Sobre o Programa Semente (www.programasemente.com.br– Com uma abordagem moderna e inovadora, o Programa Semente está presente em escolas brasileiras contribuindo para o desenvolvimento socioemocional de alunos e educadores. A partir de um material escrito por educadores, médicos e psicólogos, sua metodologia possibilita que sejam trabalhadas em sala de aula questões como sociabilidade, autoconhecimento, autocontrole, empatia e decisões responsáveis, entre outras habilidades, cada vez mais presentes no mundo do trabalho e nas principais avaliações internacionais de educação, como o PISA. Desta forma, o Programa Semente contribui para a alfabetização emocional.

0 comentário em “Programa de desenvolvimento de competências socioemocionais é adotado pelo Progresso Bilíngue Itu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: