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3ª edição do Iguatemi Talks expõe preocupação ambiental e social no mundo da moda

Por Núbia Prevelatto 
O Iguatemi promoveu na última semana de outubro a terceira edição do Iguatemi Talks Fashion, evento que tem presença confirmada na agenda dos amantes de moda e varejo, e reúne grandes nomes dos segmentos no JK Iguatemi, em São Paulo.

A edição deste ano, que pudemos acompanhar e prestigiar inloco a convite do Iguatemi Esplanada, reuniu profissionais renomados como Paula Merlo, Alfredo Orobio, Luisa Farani, Camila Coutinho, Giovanni Bianco, Sabrina Sato, Daniela Falcão, Preta Gil, Flavia Pascowith, Fernanda Bromfman, Alexandre Birman, Paula Andrade, Patrícia Bonaldi e Rodrigo Ootani.

O assunto mais abordado em todos os “talks” foi a crescente preocupação social e ambiental da indústria da moda, com marcas que nascem com este conceito sustentável ou as já tradicionais no mercado que se adaptam a nova realidade.

Marcas como a Natura, representada por Paula Andrade, diretora de varejo da empresa, já tem no DNA esta preocupação e ensinou como podemos obter sucesso tendo um cuidado especial em toda a cadeia de produção dos produtos.

Já Patrícia Bonaldi, da PatBo, expôs de forma muito consciente como a sua marca se destacou com a utilização de técnicas manuais, sempre atenta a questão social da região de Uberlândia, onde produz as peças. Um exemplo citado por ela é que muitas bordadeiras, inclusive as que trabalham em casa por não terem com quem deixarem os filhos, aperfeiçoaram suas técnicas através de orientações da marca, que tem por característica enaltecer o processo manual de produção. E para comprovar o resultado deste trabalho, apresentou uma linha de bolsas desenvolvidas em parceria com a ONG do Amazonas Almerinda Malaquias, todas entalhadas em madeira.

Um dos principais destaques do evento foi o fundador da Awaytomars, o brasileiro Alfredo Orobio. No “talk” com Luisa Farani, eles destacaram como a indústria da moda tem um histórico de desperdício e exagero, com estoques imensos de peças nas redes de fast fashion, por exemplo. Ambos defenderam o consumo consciente “de comprar menos e melhor” ou até de utilizar guarda-roupas compartilhados, o que pode soar estranho no primeiro momento, porém é uma nova tendência que está surgindo no segmento.

Vale um alerta sobre este tema apontado pela dupla que nos faz repensar alguns conceitos. O exemplo apresentado foi de redes de fast fashion na Europa, em que você compra roupas por 5 euros. Quando você pensa em uma peça de roupa que chega ao consumidor final custando 5 euros, não parece que há algo errado neste processo? Com certeza alguém saiu perdendo e quase sempre é a mão de obra base.

Esse é outro ponto muito defendido pela grande maioria dos profissionais presentes no Iguatemi Talks: Você sabe o que está comprando? A empresa tem consciência ambiental? E ela auxilia da forma correta as pessoas da cadeia de produção proporcionando condições de trabalho e remuneração adequadas? O consumidor está mudando e preocupando com estas questões, e as marcas devem se adaptar.

Na linha do cooperativismo, a plataforma Awaytomars tem como proposta que todos podem entrar e enviar suas ideias online. A equipe avalia e, sendo aprovada, a ideia é produzida pela marca com participação do designer na idealização e produção, e nos lucros. Na visão de Alfredo, todas as marcas deveriam dar oportunidade aos pequenos designers, e que este é um outro ponto de vista social que a indústria deveria se atentar mais.

Outro destaque foi Flavia Pascowith, que apresentou ao público o Sistema B, um “selo” para empresas com critérios relacionados ao meio ambiente e a preocupação social. Mais uma marca definitiva que este propósito ambiental e social veio para ficar. Você pode saber mais sobre o Sistema B no link a seguir: https://bit.ly/2Jvy44L . Vale a leitura!

A blogueira Camila Coutinho também foi entrevistada no Iguatemi Talks Fashion e contou sua trajetória, desde o início do Garotas Estúpidas, um dos primeiros blogs de moda do Brasil, até a carreira brilhante que vem escrevendo como blogueira, influenciadora e empresária.

Já Sabrina Sato, estrela da Tv Record, protagonizou com certeza o “talk” mais espontâneo e divertido do evento. Ao lado do diretor criativo e amigo Giovanni Bianco, falou um pouco de como o mundo da moda sempre esteve presente em sua vida, e como ama este universo que influencia o seu dia a dia.

O designer de moda Alexandre Birman também marcou presença e dividiu com todos um pouco de sua experiência no mercado da moda, e como o grupo Arezzo & Co vem ampliando e diversificando os negócios. A grande novidade é que, a partir de 2020, a Vans fará parte do grupo e promete novidades para a marca no país.

E a tecnologia está cada vez mais inserida na moda e principalmente com o consumidor. A gerente do Google Customer, Fernanda Bromfman, além de Bel Humberg e Andrea Bisker ratificaram que a tecnologia veio para mudar o perfil de compra do consumidor online, e como as marcas podem criar novas experiências para o usuário.

Ainda no digital, os criadores do perfil do Instagram Diet Prada trouxeram suas histórias, desde o início de um dos perfis mais relevantes do mundo da moda, de forma irreverente, até o momento em que largaram suas carreiras para viver desta ferramenta. E é claro que contaram algumas histórias polêmicas do perfil.

E para encerrar teve a cantora Preta Gil em um dos últimos Talks do evento. Juntamente com Ju Ferraz e Laura Anconca – como intermediadora – Preta explicou como o movimento Body Positivity é importante e relevante atualmente, pois atualmente as pessoas dizem o que querem, porém escondidas atrás dos perfis de redes sociais. Ela contou como foi difícil as pessoas entenderem que sim, está de bem com o seu corpo! Ju, que se inspirou na força da cantora sobre o assunto, dividiu com todos como superou o preconceito e julgamento das pessoas e fez as pazes com seu corpo. Em época de liberdade para sermos o que quisermos, este movimento é extremamente relevante e ajuda muitas pessoas.

E aí, gostou? Isso é só um resumo do que aconteceu nos 3 dias de Iguatemi Talks!

O evento acontece anualmente. Fique de olho e participe você também. Até o próximo!

Fotos: Nicolas Calligaro

 

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