saúde

Em tempos de coronavírus, doentes crônicos do coração precisam redobrar cuidados

O Ministério da Saúde estima que 31,5% dos óbitos no Brasil sejam causados por doenças cardiovasculares, ou DCVs, fazendo das cardiopatias a primeira causa de morte entre a população brasileira. Males como hipertensão, obesidade, diabetes e outras doenças crônicas do coração respondem por mais de 7,6 milhões de mortes no mundo todo. 

E em tempos de pandemia do novo coronavírus estes números, que já são graves, podem ficar ainda piores, já que pessoas com doenças do coração, juntamente com quem tem problemas respiratórios, idosos e portadores de doenças crônicas, formam o principal grupo de risco da Covid-19, doença causada pelo novo vírus em circulação no mundo.

De acordo com o cardiologista Walter Beneduzzi Fiorotto, profissional médico que atua no Órion Business & Health Complex e no Hospital Órion, em Goiânia, uma infecção viral como a causada pelo novo coronavírus pode causar reações no organismo que levam a uma descompensação das doenças cardiovasculares preexistentes. “Esses pacientes podem apresentar alterações no sistema imunológico e descompensação de processos inflamatório crônicos preexistentes, que por sua vez podem levar a complicações e agravamentos no caso de uma infecção viral, tal como a do novo coronavírus”, explica o especialista.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o índice de mortalidade do novo vírus tem chegado a 10,5% entre os pacientes que têm algum problema cardiovascular ou cardíaco preexistente, enquanto na média global das pessoas a incidência de óbito é de 3,5%. Vale lembrar que a primeira morte registrada no Brasil em virtude da Covid-19 foi a de um homem de 62 anos na cidade de São Paulo, que já sofria de diabetes e hipertensão. De acordo com relato das autoridades de saúde paulista, o paciente apresentou os primeiros sintomas no dia 10 de março, e seis dias depois faleceu. 

0 comentário em “Em tempos de coronavírus, doentes crônicos do coração precisam redobrar cuidados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: